Tempo de leitura: 2 minutos
Todo mundo tem uma história para contar. Todos nós lembramos de histórias da nossa infância. Conhecemos histórias da vida real de nossos amigos e familiares. Lemos grandes livros e assistimos a filmes memoráveis que nos emocionaram, nos levam às lágrimas ou nos fazem rir em voz alta. Nossas vidas são uma coleção de histórias. Lembra quando era pequeno? sua mãe ou avó contava um história e você imaginava tudo aquilo, um grande mundo de fantasias envolvente.
Então, STORYTELLING é a arte na qual uma pessoa transmite uma mensagem, verdade, informação, conhecimento ou sabedoria para um público.
Muitas vezes subliminarmente sempre de uma forma divertida, usando habilidades musicais, artísticas, criativas ou qualquer que seja a forma para melhorar o prazer, a retenção e a compreensão da audiência.
Storytelling hoje é usando pra fazer um Pitch, uma apresentação para um cliente, uma carta de vendas, uma musica envolvente, um lançamento, uma rodada de investimentos e tudo que você quiser. Quer levar sua esposa pra sair e ela esta chateada? use storytelling, sua imaginação aliada a técnicas de storytelling mais alguns gatilhos mentais irão garantir o sucesso na tarefa.
O todo é maior que a soma das partes individuais, pois existe uma sequencia que as partes individuais deve ser aplicada para que tenha um bom storytelling.
Storytelling é útil em educação multi cultural; pode ajudar na criação de comunidades de sala de aula; na melhoria da saúde emocional dos alunos; melhorar a compreensão das crianças sobre nossas responsabilidades sociais e ambientais.
As histórias são, na verdade, ferramentas, os instrumentos familiares de um método de ensino tão antigo quanto o discurso – ainda que totalmente moderno.
Uma vez ensinada como um assunto e usada de forma conscientemente como uma ferramenta valiosa, ela pode evoluir a partir daí até que as necessidades surjam.
Vou indicar alguns livros de storrytelling que podem te ajudar nessa missão de aprender a arte de contar histórias.
Vale a pena conferir, principalmente pelos cases de sucesso nos storytelling que são contados nos livros.