Delegue tarefas a seus colaboradores baseando nas habilidades deles.

Tempo de leitura: 4 minutos

Delegar é uma das artes que faz o seu business ir além, uma empresa é como pratos em uma vareta, cada prato é uma área na empresa e você começa somente com 1 prato que é o prato vendas, como 99% dos business funcionam no início, logo vem mais e mais pratos como (administração, contratação, delegação, marketing, logística) A cada dia sua empresa vai se desenvolvendo e atingindo os passos de seu maior potencial no presente, se preparando para um futuro ainda mais brilhante.

Mas tem os pratos que deixamos cair, eles aumentam a quantidade chegando ao ponto onde se deixa alguns cair.

Agora é hora de dar um passo além, o Ponto Y do business, ou você contrata pessoas pra te ajudar ou você continua da mesma forma que está, limitando a quantidade de pratos que se consegue equilibrar sozinho, paralisando assim o crescimento.

Então você pensa, “é muita coisa pra mim, preciso de pessoas” entra o prato de processo de seleção. Alguns evitam essa habilidade e já contratam um parente, vizinho, amigo e etc… sem um processo de seleção formulado (um grande erro que também cometi várias vezes, mas isso é assunto pra outro artigo)

Tudo bem, vamos continuar.

Você agora tem mais pessoas, é agora onde começam os grandes problemas.

Você não sabe como lhe dar com essas pessoas. Erros são cometidos e você não sabe mais como lhe dar com essa situação, funcionário chegando atrasado, não lançando no sistema, errando na hora de fazer o contrato ou mesmo em cálculos de pagamentos.

– Chegamos agora no ponto do artigo em que eu precisava.

Você se da conta de que delegar não é fácil.

Eu poderia explorar o assunto DELEGAR mas ficaríamos falando por meses somente sobre o processo de delegação.

Conteúdos de estudo pra se aprender a respeito de delegar são muito raros.
Existem muitos materiais teóricos onde não se aplica em lugar algum no campo de batalha do empreendedor o conhecimento ali adquirido.
Já com exemplos práticos utilizados no dia a dia, muito menos se encontra.

Aprendi tudo que sei hoje estudando a necessidade dos meus negócios e aplicando na vida real, lendo todos os livros possíveis evitando assim que meu negócio pudesse ficar estagnado ou mesmo regredir a falência.

Não irei prolongar muito este artigo, somente tenho uma BIG IDEA pra te passar e gostaria que se concentrasse nela nas próximas semanas.

Muito se aprende e pouco se aplica mas se aplicar o pouco que se aprende se tornara uma pessoa extraordinária.

– Em minha primeira equipe de vendas, comecei a ter muitos problemas, tinham alguns que eram essenciais para o desenvolvimento geral no negócio e não conseguia fazer com que a equipe se desenvolvesse nos quesitos abaixo:

– Organização,
– Gestão de Informação.

São coisas que atrapalhavam o processo de vendas, recibos não realizados, contratos mau formatados, lançamento e acompanhamento dos clientes  sem controle sistêmico e muito mais…

Ficava então desapontado com a equipe e comigo mesmo, reuniões e mais reuniões, brigas e mais brigas mas nada resolvia de forma consistente, somente por algumas semanas e logo se desviavam.

Pensava “tenho que demitir essa equipe e contratar sangue novo” ao meu ver eles já não respeitavam mais as normas da empresa e minhas ordens.

Ai veio a grande sacada: Como demitir eles se são os melhores vendedores da região, e todos que entrava na equipe seguiam o mesmo caminho.

Comecei a estudar sobre o assunto, depois de muitos livros, cursos, pesquisa e experimentos cheguei a algo que mudou minha vida neste aspecto.

Que dizia mais ou menos assim “O ser humano quer se preocupar mais com o que o outro não pode fazer do que o que ele pode fazer, um homem que seja excelente em uma coisa é melhor que 10 homens bons em várias coisas ”

Pensei: preciso deles pra vender, então irei direcionar eles somente pra vendas e começar a contratar outras pessoas pra fazer o que eles não conseguem realizar com excelência.

Assim toda equipe ficou satisfeita, as vendas aumentaram, empreguei mais pessoas, aperfeiçoei meus processos. Os benefícios foram imensos.

Somente essa frase transformou minha empresa? não. Mas foi importantíssima pra eu saber mudar foco.

Estava muito focado no que eles não estavam conseguindo realizar, assim deixando de lado tudo que poderiam fazer pela empresa.

Consegui deixá-los exclusivamente em suas habilidades que eram as vendas e assim aumentar minha produtividade.

Aqui posto minhas experiências e aprendizados.
Então fique ligado que logo logo pinta algo mais interessante pra você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *